Além da permanência: o que está em jogo para o Botafogo nas nove rodadas do Brasileirão

0
127
barroca

Com a aproximação do fim do Campeonato Brasileiro, a corda se aperta cada vez ao pescoço do Botafogo. O drama aumenta com os 98% de risco de queda, mas, além de escapar da degola, têm outras coisas em jogo nas nove rodadas que restam.

Fora de campo, a nova diretoria, liderada por Durcesio Mello, tenta lidar com as dívidas e planejar o orçamento em um ano que provavelmente terá menos receitas ao mesmo tempo em que busca uma reformulação administrativa do clube. 

Dentro das quatro linhas, o momento é para Eduardo Barroca e jogadores usarem a reta final para convencerem a diretoria de que merecem uma chance na próxima temporada. 

Barroca ganha confiança

A reta final pode servir para Eduardo Barroca melhorar seus números à frente do Botafogo, dar consistência ao time e provar que é o nome certo para comandar o elenco na próxima temporada. Em segunda passagem pelo clube, o técnico tem o retrospecto de seis derrotas e apenas uma vitória. 

Com o respaldo de Durcesio Mello até o fim desta edição do Brasileiro, Barroca terá as partidas finais para colocar as ideias de jogo em prática. A falta de convicção do treinador foi um problemas nos últimos sete jogos, em que o Botafogo foi a campo com mudanças táticas e na escalação. 

Eduardo Barroca e comissão técnica participam do processo de reestruturação do futebol alvinegro — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Eduardo Barroca e comissão técnica participam do processo de reestruturação do futebol alvinegro — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Também será necessário a Barroca reverter a apatia exibida pelos jogadores nas últimas derrotas, assunto que foi tema de reunião do elenco com o presidente na última terça-feira. 

Presidente e treinador ainda não falaram sobre a possível permanência de Barroca para a temporada 2021, mas Durcesio tem gosto pela continuidade do trabalho e, a depender do desempenho do time nas rodadas finais, independentemente de ser rebaixado ou não, o comandante pode garantir mais tempo no clube. Decisão que será tomada em conjunto com o novo diretor de futebol. 

Elenco também tem o que provar

Falta de comprometimento não terá mais vez no Botafogo de 2021, é o que garante Durcesio. O período pode servir também para os jogadores provarem que merecem um futuro com a camisa alvinegra, em especial aqueles que têm contrato somente até o fim do campeonato. 

Essa melhora no desempenho e na vontade não tem a ver apenas com ficar no Botafogo. Mostrar serviço agora pode dar a esses atletas a chance de futuros projetos ao despertarem interesse em outros clubes. 

Os contratos a vencer em fevereiro são de Saulo, Helerson, Guilherme Santos, Victor Luis, Luiz Otávio, Angulo e Kelvin. Lucas Campos, que também tinha vínculo encerrando, assinou com o Valletta F.C., de Malta, até junho de 2022. 

Já o contrato de Cícero prevê cláusula de renovação automática até dezembro de 2021, e o clube encaminhou acordo com os representantes do volante para que tal cláusula passe a valer somente ao final da temporada. Uma queda para a Série B pode encaminhar a saída do veterano. 

Barroca e jogadores têm chance de mostrar serviço na reta final do Brasileirão — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Barroca e jogadores têm chance de mostrar serviço na reta final do Brasileirão — Foto: Vitor Silva/Botafogo 

Entre esses nomes, o único titular é o lateral-esquerdo emprestado pelo Palmeiras, mas que não tem um bom desempenho nesta segunda passagem pelo Botafogo. Victor Luis chegou a fazer cobrança pública por mais comprometimento dos colegas. O goleiro Saulo é o que menos jogou, com apenas uma partida na temporada. 

Além dos jogadores em fim de contrato, a diretoria planeja acordos com outros atletas que não estão nos planos para ter uma folha salarial que se encaixe na realidade do clube. 

A primeira chance para Barroca e os jogadores está na partida contra o Santos, às 16h do próximo domingo, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Brasileirão. Com 23 pontos, o Botafogo é o penúltimo colocado e está a nove pontos do Fortaleza, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Fonte: ge

KALOU E CÍCERO PODEM FICAR ATÉ DEZEMBRO DE 2021 | DEIXE SEU LIKE E SE INSCREVA NO CANAL!

FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui