Análise: Botafogo conquista vitória mesmo sem jogar bem, mas é o que interessa

0
105

Foi no sufoco, foi com chances do adversário no finzinho e foi sem convencer. Mas, o que importa para o Botafogo, hoje, é que foi. A vitória por 1 a 0 em cima do Confiança, lanterna da Série B, deixa um monte de preocupação na cabeça do botafoguense e evidencia a dificuldade que Enderson Moreira terá à frente da equipe. Só que a única coisa que importava para o Botafogo no sábado era vencer, fosse como fosse. E a missão foi cumprida. 

Anunciado depois da derrota para o Goiás em casa, na última terça-feira, Enderson Moreira não teve muito tempo para trabalhar em campo com os jogadores e colocar as ideias dele em prática no 1 a 0 de sábado. Por isso a vitória era tão importante. Como também quase não vai ter tempo para o próximo jogo, que já é na terça, Enderson vai resolver muito mais na conversa as coisas a ajeitar.

Diante do jogo contra o Confiança, o Botafogo ficou longe de exibir um futebol interessante. Apesar de começar com um volume bom e ter cinco finalizações nos 20 primeiros minutos, a consistência caiu demais. Como de praxe nos últimos jogos, o time perdeu uma chance clara, dessa vez com Diego Gonçalves (que havia desperdiçado contra o Brusque), mas conseguiu evitar o roteiro das outras vezes e abriu o placar alguns minutos depois. 

Esse é um dos principais pontos que Enderson Moreira vai ter trabalhar. Não fosse a mira calibrada de Romildo, o Botafogo corria o risco de ver o problema na finalização comprometer mais uma partida. Quando tiver um tempo, o técnico precisará dar treinos intensivos para fazer com que o time não perca mais chances fáceis.

Outra coisa que ele precisará focar é na bola aérea defensiva. Contra o Confiança, o Botafogo sofreu até o fim e, como disse o próprio técnico, soube sofrer. Mas convenhamos que o time não precisa passar por isso. É necessário treinar posicionamento e a efetividade nos cruzamentos em direção à área alvinegra. Porém, é de se destacar que a terceira pior defesa da competição conseguiu passar ilesa pela primeira vez desde que venceu o Vitória por 1 a 0 naquele gol meio sem querer de Chay. 

Por ser o primeiro jogo de Enderson Moreira à frente do Botafogo, pouco dá para analisar taticamente do que já é dedo do treinador. Ele mesmo não quis prever em qual partida o rosto do treinador começará a ser visto no time que atua em campo. Apesar de não colocar um prazo e dizer que a adaptação vai ser passo a passo, ele também concorda que o que importava, hoje, era vencer. 

– O mais importante, hoje, era conseguir os três pontos e a vitória, em função de todas as dificuldades e tudo aquilo que o Botafogo está passando neste momento. É importante a gente conquistar esse resultado. A gente sabia que era um jogo difícil, foi um time que treinou muito pouco. Precisar quando a equipe vai estar realmente executando aquilo que eu penso para futebol é difícil de prever. Mas eu falo que algumas coisas hoje já funcionaram.

O futebol demonstrado pelo Botafogo esteve longe de agradar. Vale lembrar que o time tomou sufoco para o lanterna da competição e até certo ponto deu sorte de não ser um adversário mais qualificado. O trabalho de Enderson Moreira será árduo e difícil. A vitória é extremamente importante para ajudar a recuperar a moral da equipe e colocar o pessoal de volta nos trilhos dos três pontos. 

Se, ao assumir, o técnico precisa conquistar 50 pontos para chegar na média de 63 dos times que sobem para a Série A desde 2006, três já foram. Botafogo não está nem perto de agradar, mas enquanto vencer, tá valendo.

Para o próximo jogo, Enderson tampouco terá tempo para colocar em prática o que considera ideal num time de futebol, até porque não estará em campo já que discutiu e ofendeu o quarto árbitro em uma atitude desrespeitosa e totalmente desnecessária que gerou a expulsão na estreia. O Botafogo – que subiu duas posições e ocupa a 12ª colocação – volta a campo na próxima terça-feira em partida adiada pela sexta rodada, quando recebe o CSA, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos. 

Fonte: ge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui