Botafogo aciona Tribunal de Justiça do Rio para garantir centralização das dívidas

0
45

Enquanto tenta organizar o pagamento de dívidas trabalhistas, o Botafogo atacou em outra frente para para diminuir o passivo quase bilionário. O clube informou nesta sexta-feira que acionou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para centralizar as dívidas cíveis.

O movimento é praticamente o mesmo que foi tomado quanto às dívidas trabalhistas, que sozinhas chegam quase aos R$ 100 milhões. Como informou o ge, a diretoria pediu a entrada no Regime Centralizado de Execuções para fugir de um modelo mais agressivo, chamado Regime Especial de Execução Forçada.

A solicitação de agora é a mesma já feita ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. A diferença é a natureza da dívidas. Enquanto no TRT-1 o clube responde por contas não pagas a atuais ou ex-funcionários, o movimento no TJ-RJ é para dívidas de ordem tributária ou bancária, por exemplo.

Ambas as solicitações foram feitas com base na nova lei que instituiu o clube-empresa no Brasil. A legislação garante o direito de centralizar as cobranças para, ao evitar penhoras individuais, pagar seus credores em até seis anos mediante repasse de 20% da receita mensal.

– Estamos caminhando de forma consciente, gradual e firme no processo de reestruturação do Botafogo. Há um embasamento evidente na SAF que reafirma o nosso alinhamento com a Lei. O Clube tem consciência de sua realidade financeira e pretende firmar acordos no limite de sua capacidade – disse o CEO Jorge Braga.

Nas dívidas trabalhistas, o clube já estava inserido no Ato Trabalhista, um programa de parcelamento junto ao governo federal. Por falta de pagamento, o Bota perdeu o benefício e, agora, tenta formular uma nova proposta que será avaliada pelas autoridades.

O novo movimento, então, é uma maneira de entrar em um “Ato Cível” ao organizar e prometer honrar as contas não pagas do passado. O plano foi entregue às autoridades e será avaliado pelo tribunal. Se aprovado, vai resultar em menos penhoras, a grande causa da asfixia financeira do clube.

Fonte: GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui