Em busca de três pontos essenciais para continuar na briga para sair do Z-4, o Botafogo encara o São Paulo nesta quarta (9), às 21h30, no Morumbi, em confronto atrasado e válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No entanto, o retrospecto recente do Glorioso jogando contra o Tricolor não tem sido nada bom no torneio nacional. Entre 2010 e 2020, o clube carioca venceu apenas cinco dos últimos 18 jogos. Além disso, foram oito vitórias da equipe paulista e cinco empates.
Começo animador na última década
O Botafogo obteve vitórias importantes sobre o São Paulo entre 2010 e 2012. Nos seis confrontos pelo Campeonato Brasileiro nos três anos, o Alvinegro venceu quatro, empatou um e o Tricolor só venceu um.
A vitória em 2010, inclusive, quebrou um tabu de 11 anos do Botafogo sem vencer o São Paulo no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor saiu na frente com Léo Lima, mas Antônio Carlos e Renato Cajá viraram para o Glorioso.
2016 e a vitória da arrancada
Em 2016, o Botafogo via um novo tabu pela frente: não vencia o Tricolor desde 2012. E vivia situação parecida com a atual. Zona de rebaixamento, novo treinador assumindo. No primeiro jogo de Jair Ventura, vitória por 1 a 0 sobre o clube paulista no Morumbi, gol de Sassá.
A vitória foi fundamental para a arrancada do clube de General Severiano na saga que culminou com a classificação para a Conmebol Libertadores de 2017.
Nova sequência negativa
Depois da vitória que iniciou a boa arrancada do Botafogo, só resultados negativos contra o Tricolor. Entre 2017 e 2019, seis jogos. Cinco derrotas e um empate. No entanto, partidas com emoção até o fim e muitos gols.
Em 2017, situações opostas. O Botafogo brigava pela Libertadores e o São Paulo contra o rebaixamento. Em partida válida pela 17ª rodada, jogando no Nilton Santos, o Glorioso abriu 3 a 1, mas viu o Tricolor virar para 4 a 3 na segunda etapa sob regência do maestro Hernanes.
Em 2018, empate por 2 a 2, com direito a virada do Botafogo e gol da igualdade do Tricolor marcado pelo uruguaio Gonzalo Carneiro, o único do atacante com a camisa do clube do Morumbi.
Fonte: ESPN
FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!