Escolhido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), por ter sido tricampeão carioca de escolinhas de futebol, o Botafogo representou o Brasil, em junho de 1973, no Campeonato Mundial de Croix, na França, organizado pela FIFA.
Nossa equipe teve excelentes atuações contra grandes times europeus da categoria, tais como Milan (Itália), Dynamo de Kiev (URSS), Schalke 04 (Alemanha) e Nancy (França).
Também participaram da disputa, Nantes e Íris (França), Glasgow Rangers (Escócia), Benfica (Portugal), Legia (Polônia), Anderlecht (Bélgica) e Ajax (Holanda).
Nossa equipe base era Zé Carlos, Nei, Carlinhos, Bruno Ferreti e Dodô; Luizinho Rangel, Serginho e Mendonça; Leo, Antonio Carlos e Tiquinho. O Treinador foi Manoel Vitorino (Neca).

TIME CAMPEÃO MUNDIAL DE 1973 EM CROIX (FRANÇA)
Estreamos na fase classificatória vencendo o Nancy por 1×0, gol de Antonio Carlos.
Em seguida, o Glorioso enfrentou o Schalke 04 e empatou por 1×1, gol assinalado por Tiquinho.
Classificado para a fase semifinal, o Alvinegro empatou em 0x0 com o Milan e classificou-se para a final pelo critério de escanteios obtidos (3×0);
Em 11 de junho de 1973, uma segunda-feira, disputando a final contra o Dynamo de Kiev, o Botafogo venceu por 2×0, tendo o atacante Tiquinho assinalado os dois gols alvinegros na fase de prorrogação.

É importante assinalar que o Botafogo de Futebol e Regatas foi o primeiro clube de fora da Europa a conquistar esse título.

Luiz Felipe Carneiro de Miranda
Grande Benemérito, Historiador e Curador do Centro de Memória do Botafogo de Futebol e Regatas
Fontes:
“Botafogo, o Glorioso: Uma História Em Preto e Branco” – Miranda, Luiz Felipe Carneiro e Pepe, Braz.
Acervo Jornal dos Sports – Falcão, Claudio.
FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!