Botafogo encara Coritiba em início de maratona e em meio à reformulação

0
105
Botafogo encara Coritiba
foto: Vitor Silva

O Botafogo encara Coritiba, às 20h30, pelo Campeonato Brasileiro, acontece em meio a uma reformulação no elenco do Glorioso e é o primeiro passo de uma maratona que a equipe alvinegra terá em setembro, quando vai colocar o grupo à prova.

Nos últimos dias, a diretoria anunciou as saídas do zagueiro Ruan Renato, do volante Cícero e do lateral esquerdo Danilo Barcelos, que acertou com o Fluminense. Sem eles, além da ausência de Victor Luis — está se recuperando de uma apendicite —, o técnico Paulo Autuori busca montar o quebra-cabeça e manter o esquema tático do time.

Cícero e Danilo Barcelos, apesar de não figurarem entre os titulares, vinham sendo utilizados com frequência. No caso do volante, porém, aos olhos da cúpula, era um jogador fora da atual realidade financeira do clube.

Autuori perde opções em um momento que não esconde a intenção de “girar” o elenco, até por precaução quanto à questão física. Contra o Internacional, no último sábado, por exemplo, poupou Honda e Luis Henrique. De hoje ao fim do mês, serão sete partidas, contra CoritibaCorinthians, Athletico-PR, Vasco, Santos, Atlético-GO e Bahia, todas pelo Brasileiro.

“Com os que jogaram, a equipe se manteve. Eu tenho de salvaguardar… Se o futebol brasileiro não salvaguarda a integridade física dos jogadores, todas as equipes estão fazendo. Gostaria muito de no final do ano ver um estudo sobre o número de lesões que vamos ter neste ano. Isso é relevante. Se você não salvaguardar mais ainda, temos um grupo muito enxuto, muita juventude e outros com mais experiência. Então, com a comissão tenho de analisar isso. Tem de ter um olho aqui, trabalhar, e ter um olho no futuro”, disse, após o duelo com o Internacional.

Estreia de Kalou

Por outro lado, há novas peças à disposição. O atacante marfinense Kalou está relacionado e vai fazer a estreia pelo Alvinegro. O jogador já estava regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde o fim da última semana, mas a comissão técnica optou por dar um tempo a mais na preparação.

A última partida de Kalou foi em novembro do ano passado, quando o Hertha Berlim, clube que defendia, perdeu para o Borussia Dortmund, em jogo válido pelo Campeonato Alemão.

O clube, recentemente, acertou com o volante colombiano Renteria e vive a expectativa pela regularização da situação para que ele possa atuar.

Autuori reencontra “cria”

Atualmente no elenco do Coritiba, o zagueiro Nathan Ribeiro se tornou um nome mais conhecido no futebol brasileiro graças a Paulo Autuori, hoje técnico do Botafogo.

Com a carreira toda feita no Qatar — ele, inclusive, tem cidadania do país —, Nathan chegou ao Fluminense em 2018, após indicação de Autuori, que à época era diretor de futebol do Tricolor.

“Sobre o Nathan, é uma coisa que vai acontecer de 30 em 30 anos. A verdade é essa. Essa contratação vai toda na conta do Paulo Autuori. Ele que conhecia o atleta. Chegou muito novo no Qatar. No terceiro dia, falei: ‘Que jogador é esse, cara? Contrata logo!’. Continuou treinando, deu quatro, cinco dias, queriam que ele voltasse para lá (Qatar). Falei com o Paulo: ‘Pelo amor de Deus, esse jogador vai ajudar muito. Muito rápido para zagueiro, percepção’, disse Abel Braga, que era técnico do Flu na ocasião.

Depois da passagem pelas Laranjeiras, Nathan Ribeiro esteve no Kashiwa Reysol, do Japão, novamente no FluminenseFortaleza e, hoje, defende o Coritiba.

Fonte: UOL


FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui