Botafogo no Brasileirão/2020: expectativas. Feliz Aniversário Glorioso!

0
574

Saudações Alvinegras aos irmãos de camisa!

E chegamos ao dia de mais uma estreia em Campeonato Brasileiro. E hoje essa estreia torna-se bastante especial: além de ser o aniversário do nosso Botafogo, temos um time que talvez seja aquele que traga mais expectativas positivas nos últimos anos.

Embora o tom seja de otimismo, muitos torcedores alvinegros ainda torcem o nariz para o time atual e para o nosso treinador, Paulo Autuori. Porém, gostaria de pedir à torcida um pouco mais de paciência (sei que isso é o que mais ouvimos nos últimos tempos), e quero te convidar a analisar alguns aspectos promissores dessa equipe.

A maioria de nós concorda que temos um bom “onze inicial”, mas que ainda temos carências de elenco. E é verdade, mas podemos ir além nessa análise e perceber que, mesmo com tais carências, se o time se encaixar taticamente, se o problema dos salários atrasados for resolvido, e se não perdermos muitos jogadores na janela de transferência europeia, temos condições de surpreender muita gente.

Quero começar falando do nosso treinador. Paulo Autuori já havia encerrado sua passagem no futebol como comandante técnico, e resolveu aceitar esse desafio no Botafogo por gratidão e amor ao clube. Ouço e leio muitos torcedores o chamando de desatualizado, desinteressado, desanimado etc. Mas considero o Autuori ainda um dos treinadores mais modernos em atividade no Brasil. É um dos poucos que enxergam o futebol da maneira como é praticado nos principais centros do mundo. Acredita no jogo jogado, na consciência tática, no padrão de jogo, e ao contrário de muitos outros treinadores valoriza o trabalho com a bola de pé em pé, tanto que não insiste no modelo ultrapassado e pouco competente que privilegia o cabeça de área que só sabe roubar bolas. Prova disso é sua opção por Caio Alexandre e Honda como supostos volantes do time. Eu disse supostos porque essa posição de volante, como conhecemos a tempos, caiu em desuso no futebol moderno. O nosso companheiro Társilo Delphim, da Rádio Botafogo, já explicou com brilhantismo e competência em seu programa sobre as funções desses dois jogadores – Caio Alexandre como box-to-box e Honda como regista. Ambos, principalmente Honda, com responsabilidades de criação no time.

Além disso, muito embora não tenhamos um elenco extremamente qualificado, é bom ressaltar algumas virtudes, sendo a principal delas a versatilidade de vários jogadores. Honda está numa faixa intermediária do campo mas pode perfeitamente jogar mais adiantado. Caio Alexandre pode jogar na faixa onde o Honda joga hoje. Luiz Henrique joga dos dois lados do campo, Kalou é extremo, mas pode jogar de centroavante quando necessário. Marcelo é zagueiro, mas já jogou, e bem, de lateral direito. Rafael Foster é zagueiro, com boa técnica e boa saída de bola, que já jogou de lateral esquerdo e pode também atual como primeiro homem de meio-campo, o chamado box-to-box. Guilherme Santos mostrou nos amistosos contra o Fluminense que pode ser útil jogando mais adiantado. Enfim, temos algumas possibilidades de modificação na equipe, que aliadas a um bom trabalho realizado pelo Autuori, com um time consciente do que deve fazer em campo, pode render frutos.

Portanto, há motivos para acreditar em um bom papel nesse Campeonato Brasileiro. Mas é sempre bom ressaltar: o bom desempenho depende de alguns fatores, como o bom condicionamento físico, que será importantíssimo nesse calendário mais insano ainda em 2020; um bom trabalho das equipes médica e fisiológica; não perder muitos jogadores na janela de transferências; e principalmente manter os salários em dia, que será o fator preponderante para o sucesso ou não desse time.

Por fim, hoje é aniversário do nosso Glorioso Botafogo. São 116 anos nos emocionando, nos fazendo rir e chorar, enchendo nosso peito de orgulho ao carregar essa Estrela Solitária. Sua torcida é uma fortaleza que nunca deixará ninguém calar esse nosso amor, e seja qual for a situação, seja qual for o estádio, tu és e sempre será nosso imenso prazer. Abraços Gloriosos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui