Com indefinições no time e no mercado, Botafogo terá em clássicos últimos testes para a Série B

0
42

Depois de 15 jogos na temporada, o Botafogo ainda está em processo de reconstrução a 15 dias do início da Série B e terá nos próximos dois finais de semana os últimos testes antes da principal competição de 2021. O título da Taça Rio é visto como consolo para quem foi eliminado no Campeonato Carioca, mas em jogo mesmo está a evolução do time e a premiação de R$ 1 milhão em cima do Vasco, rival que vai reencontrar na segunda divisão. 

Os jogos da decisão serão usados por ambos para os últimos ajustes. Um teste de ouro para equipes que vivem momentos semelhantes. Ainda à espera de reforços, Marcelo Chamusca não definiu o time-base e tem indecisões principalmente no meio de campo e no ataque. O técnico tem muito o que observar nos clássicos com o Vasco para a sequência da temporada.

Defesa à prova

O clássico será a oportunidade perfeita para testar o setor que, hoje, é o único a dar segurança ao time: a defesa. Formada na maior parte por pratas da casa, a retaguarda alvinegra é uma das melhores desse início de temporada entre os clubes da Série B. Douglas Borges, Jonathan, Kanu, Sousa e Paulo Victor deram conta do recado até agora. 

Gilvan corre por fora e é opção para dar experiência à jovem defesa alvinegra. O defensor de 31 anos tem oito jogos e um gol na temporada. Joel Carli, de 34, ainda aguarda a primeira chance.

O Bota não sofre gols há três partidas. Mas, agora, vai pegar um time mais qualificado e que tem um dos melhores ataques da competição. O Vasco marcou 23 vezes em 13 jogos do Carioca, fora os outros três anotados nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. 

Definição do volante

Da defesa para o meio de campo, as finais da Taça Rio servirão de tira teima. Matheus Frizzo e Pedro Castro parecem ter vagas cativas, mas há ao menos mais um espaço em disputa. Entre meias e volantes, Rickson, Romildo, Ricardinho, Luiz Otávio e Felipe Ferreira já foram testados.

A escolha de Chamusca parece passar por onde escalar Pedro Castro. Se o volante atuar com mais liberdade, entra alguém com mais poder de marcação, como Rickson ou Romildo. Se o camisa 33 for recuado, dá espaço a nomes como Ricardinho ou até Felipe Ferreira, que vem jogando mais vezes na ponta. 

Esses nomes disputam a titularidade no elenco, mas, na realidade, o Botafogo espera contratar um volante para chegar e jogar. O clube busca um primeiro volante no mercado, e a intenção é começar a Série B com o novo contratado. A camisa 10 também está vaga à espera de um titular.

Quem fica na ponta?

A mesma indefinição do meio de campo aparece ao se avançar para os lados do ataque. Problema desde a temporada 2020 que o Botafogo ainda não achou solução. O clube fez contratações e tem novos nomes no elenco, mas ainda não achou o encaixe ideal. Atualmente, Chamusca parece ter mais confiança nos meias Felipe Ferreira e Marco Antônio. 

Além da dupla, o atacante Ronald ganhou chance no time na última partida, no 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, mas não se destacou. Marcinho, outro recém-contratado, começou a temporada como titular e perdeu o posto. Corre por fora o jovem Ênio, que já fez dois gols no Campeonato Carioca. O Bota também busca reforço para essa posição. 

Marco Antônio larga na frente entre os pontas do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Marco Antônio larga na frente entre os pontas do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo 

Disputa de centroavantes

Os clássicos dos próximos dois domingos também mostrarão quem sai na frente na briga pelo comando de ataque. No planejamento do clube, o ideal é que esse nome venha do mercado antes da Série B. O favorito é Anselmo Ramon, da Chapecoense, mas as diretorias ainda não entraram em acordo. 

No momento, as opções são os jovens Matheus Nascimento, de 17 anos, e Rafael Navarro, de 21. Os dois são bem avaliados, mas ainda não passam segurança para serem as únicas alternativas do elenco. Cada um marcou um gol nessa temporada.

Fonte: ge

FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui