Curador explica história de troféus do Botafogo tricampeão mundial: ‘Conquistas grandiosas’

0
191

Desde janeiro deste ano, o Botafogo já tem em seu Centro de Memória, na sede de General SeverianoZona Sul do Rio de Janeiro, réplicas de seus troféus pelas conquistas do Triangular de Caracas, nos anos de 1967, 1968 e 1970.

No site e contas oficiais do clube nas redes sociais, não há publicações a respeito da chegada das taças, e a informação ficou esquecida em meio à terrível campanha do time, que acabou rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

Os três troféus foram confeccionados a pedido de Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória do Botafogo. Ao ESPN.com.br, ele explicou a complexidade da ação que exalta a história do clube e justificou o “silêncio” que deixou a informação às escuras por alguns meses.

“Foi uma iniciativa individual minha. Um trabalho de dois anos de pesquisa e depois confecção. Cumpri minha promessa ao torcedor botafoguense. O clube não divulgou, mas eu divulguei. Deve ter sido pela situação horrível do futebol naquele momento. Não deve ter sido por mal”, disse.

No início desta semana, dois meses após a chegada dos “canecos” à sede, alguns portais de notícias exclusivos sobre o Botafogo finalmente tomaram conhecimento dos troféus e divulgaram as fotos em tom factual.

Em 10 de janeiro de 2021, quando as taças chegaram ao Centro de Memória Alceu Mendes de Oliveira Castro, o time de General Severiano perdeu por 3 a 0 para oVasco e se afundou ainda mais na penúltima colocação do Brasileirão. Semanas depois, não escapou da queda.

Botafogo não possuía as taças dessas conquistas da década de 70 na Venezuela e solicitou a produção de réplicas da premiação. Uma delas, inclusive, teria sido roubada antes da premiação, como noticiado em jornais da época.

“Caso tenha tido (troféu após os títulos), eles não chegaram ao clube. O design foi pesquisado pelo engenheiro Álex Ramos, levando em consideração o modelo de troféu em anos anteriores e posteriores”, explica Luiz Felipe, orgulhoso de ser o pivô da iniciativa que colocou mais três lembranças de glória na galeria do time carioca.

O grande responsável pelas honrarias doBotafogo se refere ao Triangular de Caracascomo ‘pequena Copa do Mundo’ e bate o martelo sobre o torneio ter peso suficiente par ser comparado a um Mundial de Clubes.

“Representam a conquista de três títulos mundiais, eis que possuía uma das melhores equipes do futebol mundial e enfrentou times como o PeñarolBarcelonaBenfica e o Spartak Travna, base da seleção da Tchecoslováquia, além das seleções da Argentina e da União Soviética. Esses troféus são a materialização das conquistas, inegavelmente grandiosas, em razão do nível dos adversários do Botafogo”, afirmou ao site ‘Fala Glorioso’.

Triangular de Caracas, disputado no Estádio Olímpico de Caracas, na Venezuela, foi um campeonato amistoso com 10 edições entre os anos de 1958 e 1981. O torneio reunia tanto times como seleções convidadas. Ao todo, sete times foram campeões. Botafogo (3), Cruzeiro (2), Bangu (1), Dínamo Moscou (1), La Coruña (1), Real Madrid (1) e Sporting (1).

Em todas as oportunidades que o Botafogodisputou o triangular, foi campeão. Em 1967 superou Barcelona e Peñarol. No ano seguinte, bateu o Benfica e a seleção argentina. Dois anos depois, em 1970, levou o tri deixando a seleção soviética e o Spartak Trnava para trás. Na época, a imprensa tratou de chamar o Botafogo de campeão do mundo. Diversas capas de jornais noticiaram a campanha do Glorioso no Triangular de Caracas.

Procurado pelo ESPN.com.br, a assessoria do Botafogo não explicou por que o clube não informou oficialmente a torcida sobre a chegada das taças à galeria de troféus no dia 10/01. A nova diretoria tomou posse apenas seis dias antes, em 4 de janeiro. Porém, o clube reiterou a importância e o reconhecimento dos títulos para a história alvinegra.

“O Botafogo incluiu em seu site oficial, ainda em 2020, na linha do tempo de títulos, menções ao Triangular de Caracas nos anos de 67, 68 e 70”.

Fonte: ESPN

FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui