Lateral do Botafogo entre 1979 e 1981, Carlos Alberto Batata morre em São Paulo vítima de Covid-19

0
279

Faleceu na quarta-feira em São Paulo, vítima de complicações causadas pelo Covid-19, Carlos Alberto Batata, ex-lateral do Botafogo entre 1979 e 1981. Filho de Baltazar “Cabecinha de Ouro” (histórico centroavante do Corinthians e da seleção brasileira), tinha 65 anos e estava internado na luta contra o coronavírus. A informação é do site Terceiro Tempo.

Alto (tinha 1,88 metro quando se profissionalizou), Batata começou sua trajetória como zagueiro no infantil do Corinthians em 1968 e três anos depois foi para o Palmeiras. Convocado para a seleção de amadores, conquistou o tricampeonato do Torneio de Cannes-FRA em 1973. Sem chances no Verdão, que tinha a famosa dupla de zaga Luis Pereira e Alfredo (ambos da Copa de 74), partiu para o São Bento de Sorocaba, onde passou a atuar como lateral. Chegou ao Botafogo em agosto de 1979 trocado por três jogadores (o zagueiro Nilson Andrade, o também lateral-esquerdo Dodô e o ponta-direita Cremilson) e seguiu na mesma semana para uma excursão* que o Glorioso fez à Europa, estreando na vitória sobre o Málaga-ESP por 2 a 1 na disputa pelo 3º lugar do Torneio Costa do Sol. 

Carlos Alberto Batata ao lado de Cláudio Adão — Foto: Reprodução / Facebook Carlos Alberto Batata

Carlos Alberto Batata ao lado de Cláudio Adão — Foto: Reprodução / Facebook Carlos Alberto Batata

Titular a maior parte do tempo em ficou no clube (já com problemas em um dos joelhos, Vanderlei Luxemburgo era a outra opção para a posição), Carlos Alberto Batata saiu do Alvinegro no início de 1981. Passou depois por Caxias-RS e Inter de Limeira-SP até se transferir para o Uberlândia, onde viveu bons momentos na carreira, inclusive sendo um dos destaques do time mineiro na conquista da Taça de Prata de 1984 (Segunda Divisão do futebol brasileiro na época). Jogou também pelo Figueirense-SC, Colorado-PR, Rio Branco-SP e Bandeirantes-SP. 

* O Botafogo realizou seis jogos durante o giro, com três vitórias (3 x 0 Athletic Bilbao, 2 x 1 Málaga-ESP e 2 x 1 Benfica-POR), um empate (1 x 1 Athletic Bilbao-ESP) e duas derrotas (1 x 2 Nottingham Forest-ING e 1 x 2 Sevilla-ESP).
Obs. Informações do historiador Eduardo Santos. 

Fonte: ge

ASSISTA, DEIXE O LIKE E SE INSCREVA NO CANAL


FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui