Livro conta a trajetória de Oswaldo de Oliveira

    0
    47

    Único a comandar os quatro times grandes de São Paulo e Rio de Janeiro, o técnico Oswaldo de Oliveira ganha a sua primeira biografia brasileira.Escrito pelo jovem jornalista Gabriel Zorzetto, de 21 anos, o livro “Oswaldo: A trajetória de um dos maiores treinadores do Brasil” conta a história do preparador físico que se tornou um importante técnico de elite do futebol brasileiro.

    Atualmente com 70 anos, sendo 45 de carreira, Oswaldo de Oliveira despontou como treinador no Corinthians, onde foi campeão paulista, brasileiro e mundial, entre 1999 e 2000. Em 2002, comandou craques como Kaká, Luís Fabiano e Júlio Baptista no São Paulo, dono da melhor campanha do Campeonato Brasileiro daquele ano, mas eliminado nas quartas de final para o campeão Santos. Oswaldo também treinou o Peixe, em 2005 e 2014, além do Palmeiras, em 2015.No Rio de Janeiro, a primeira experiência como técnico de Oswaldo de Oliveira foi no Vasco, sendo responsável pela formação do time que conquistou a Copa Mercosul e a Copa João Havelange, em 2000. Um ano depois, na primeira de suas três passagens pelo Fluminense, Oswaldo chegou à semifinal do Brasileirão de 2001. Já em 2013, foi campeão carioca com o Botafogo e reconduziu o clube de General Severiano a uma Libertadores após 18 anos. O treinador carioca ainda treinou o Flamengo em duas oportunidades, em 2003 e 2015.

    Além de dirigir outros grandes clubes brasileiros, como Cruzeiro e Atlético-MG, Oswaldo de Oliveira também se destacou no Oriente Médio e no Japão, onde foi multicampeão com o Kashima Antlers.”Sempre considerei o Oswaldo uma das figuras mais admiráveis do futebol brasileiro, tanto pelas diversas conquistas quanto pelo caráter. É lógico que a trajetória única dele por Qatar, Japão e Brasil também me despertou interesse e foi um fator preponderante. Oswaldo é um caso raro por ter sido vitorioso em três nações muito diferentes”, enfatiza Gabriel Zorzetto, que lança seu primeiro livro.

    “O leitor pode esperar um livro honesto, independente e fundamentado em pesquisas. Procurei focar no aspecto profissional do Oswaldo, especialmente os bastidores dos grandes trabalhos que ele acumula em mais de 40 anos de carreira. Consegui conversar com muitas pessoas próximas dele, além do próprio, que gentilmente me deu duas longas entrevistas”, conta Zorzetto.

    “A intenção sempre foi expandir essa trajetória tão rica e singular do Oswaldo, que não é tão reconhecida como deveria”, arremata.O prefácio da biografia de Oswaldo de Oliveira é assinado pelo atual preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian.

    Para quem se interessar em adquirir um exemplar, o livro está à venda no site da Editora Autografia:

    www.autografia.com.br/produto/oswaldo-a-trajetoria-de-um-dos-maiores-treinadores-do-brasil/.

    Fonte: Correio Popular

    FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui