Na ausência de Ramón Díaz, conheça a comissão que comanda o Botafogo no Brasileirão

0
31

Para comandar o Botafogo, Ramón Díaz trouxe ao Brasil companheiros com os quais trabalha há praticamente uma década. Dois auxiliares, um deles o filho Emiliano, um preparador físico e dois analistas de desempenho desembarcaram no Brasil junto do treinador argentino com a missão de mudar os rumos da temporada da equipe alvinegra. 

Ramón junto do filho e auxiliar, Emiliano — Foto: Gabriel Baron/Botafogo

Ramón junto do filho e auxiliar, Emiliano — Foto: Gabriel Baron/Botafogo 

Esse entrosamento de anos será posto à prova logo no início da trajetória, já que o comandante está afastado por questões de saúde. Na ausência de Ramón, caberá aos escudeiros guiar o time de volta ao caminho da vitória no Brasileirão. A estreia será na segunda-feira, às 20h (de Brasília), contra o Bragantino, pela 21ª rodada, no Nilton Santos.

Conheça a comissão

Emiliano Díaz: auxiliar

O nome mais importante do novo corpo técnico alvinegro, depois de Ramón, tem o mesmo sobrenome do treinador: Emiliano Díaz. O ítalo-argentino é ex-jogador e acompanha o pai por praticamente oito anos. Nasceu na Itália, quando o pai jogou o calciomas cresceu na Argentina e foi revelado pelo River Plate, onde Ramón é ídolo como atleta e treinador. 

Depois de pendurar as chuteiras, Emiliano estudou para ser o fiel escudeiro do pai e o ajudou a dirigir equipes como River Plate, Al-Hilal, seleção paraguaia e Libertad-PAR. Aos 37 anos, o ex-jogador costuma ajudar no contato mais estreito com os atletas, além da parte tática.

Osmar Ferreyra: auxiliar

Osmar é o novato da comissão, está há dois anos com Ramón. Também foi atleta na Argentina, mais um revelado pelo River, teve o auge da carreira no país natal e passou pelo Leste Europeu, na Rússia e na Ucrânia. Hoje, aos 37 anos, passou a ser o número três na comissão alvinegra. 

O ex-meia foi contemporâneo de Emiliano nas categorias de base do River. Os dois foram promovidos na mesma época ao elenco profissional, em 2002, no ano seguinte à saída de Ramón depois de sete anos no comando dos Millonarios.

Acostumado a dar suporte a pai e filho, Ferreyra ganhou uma responsabilidade grande nesse início no Bota. Com a ausência de Ramón e Emiliano, é ele quem comanda os treinos no Nilton Santos. Ramón ainda precisa fazer cirurgia e passar por recuperação, enquanto Emiliano só chegará ao Brasil para o treino de domingo.

Jorge Pidal: preparador físico

Pidal é preparador físico de Ramón há quase 10 anos e peça essencial na estratégia do treinador de formar times rápidos e intensos. Ramón gosta de dar treinos curtos, que não passem 1h30 de duração, mas que exijam da resistência dos atletas. 

É nesse planejamento que o preparador é fundamental. Ele controla a carga e ajuda a planejar a parte física junto das atividades técnicas e táticas. O profissional resumiu o objetivo à Botafogo TV. 

– O futebol argentino é muito conhecido pela intensidade. E o que queremos buscar é um misto do bom jogo que tem o futebol brasileiro e agregar um pouco dessa intensidade e dessa garra do futebol argentino – disse.

Damián Paz e Juan Romanazzi: analistas

Fecham o grupo de cinco escudeiros os analistas de desempenho Damián Paz e Juan Romanazzi. Os dois fazem parte do grupo que não é ex-atleta, junto de Jorge Pidal. Ao lado de Ramón há oito anos, os dois são os responsáveis pela parte tecnológica e de acúmulo de dados para a comissão. 

Eles chegam para reforçar o departamento do clube, que já tem Alfie Assis e Rodrigo Mira na comissão fixa. Entre outras funções, os analistas precisam avaliar treinos e jogos, adversários e possíveis reforços. Estão sempre no dia a dia para dar informações. 

Damián e Juan no Al Hilal — Foto: Reprodução

Damián e Juan no Al Hilal — Foto: Reprodução 

– Trouxe dois profissionais que trabalham comigo há muito tempo, em seleção, equipes, quando estive na Europa, Ásia… É fundamental para o trabalho que queremos fazer. Dá para ter informações sobre os jogadores, equipes, hoje é fundamental para saber tudo sobre os nossos e também os atletas das outras equipes – afirmou Ramón na apresentação.

Fonte: Ge

FalaGlorioso.Club | Loja com mais de 100 Produtos do Botafogo. Acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui