OS TROFÉUS DAS PEQUENAS COPAS DO MUNDO CHEGAM AO CENTRO DE MEMÓRIA DO BOTAFOGO

1
2288
CENTRO DE MEMÓRIA DO BOTAFOGO
AS PEQUENAS COPAS DO MUNDO NO CENTRO DE MEMÓRIA DO BOTAFOGO, EM PRIMEIRO PLANO

No dia 10 de janeiro de 2021, o Centro de Memória do Botafogo de Futebol e Regatas recebeu as Pequenas Copas do Mundo de 1967/1968 e 1970, que representam para o Glorioso a conquista de três títulos mundiais, eis que possuía uma das melhores equipes do futebol mundial e nas três edições enfrentou outras das maiores equipes do futebol mundial, tais como, o Penãrol, do Uruguai, o Barcelona, da Espanha, o Benfica, de Portugal, o Spartak Travna, base da Seleção da Tchecoslováquia, além das Seleções da Argentina e da União Soviética. Todas as partidas foram disputadas no Estádio Olímpico de Caracas, na Venezuela.

Na edição de 1967, estreamos em 28 de janeiro contra o Peñarol e o placar terminou em branco, atuando: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Edinho (Sicupira), Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Paulo Cezar.

Roberto

O ARTILHEIRO ROBERTO, QUE DISPUTOU AS 3 EDIÇÕES


Em 31 de janeiro, na segunda partida, o Botafogo venceu a equipe espanhola do Barcelona por 3×2, com gols assinalados por Aírton Beleza, aos 14 minutos, Gérson, aos 35 minutos e Paulo Cezar, aos 40 minutos, todos no primeiro tempo.  Atuaram: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cezar.

“O GLORIOSSO É CAMPEÃO DO MUNDO”

Na versão de 1968, o Alvinegro conquistou o Bicampeonato, estreando em 24 de agosto e venceu a Seleção Argentina por 1×0, gol de Jairzinho aos 10 minutos do primeiro tempo e atuando com: Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas (Dimas) e Valtencir: Carlos Roberto e Gérson; Zequinha (Humberto), Roberto, Jairzinho e Lula (Afonsinho).

Na segunda peleja, o Botafogo venceu o Benfica, de Portugal em 27 de agosto, por 2×0, com os gols sendo assinalados por Lula, aos 3 minutos da primeira fase e Roberto, aos 5 minutos da segunda etapa. O time foi: Cao, Moreira, Paulistinha, Dimas e Valtencir; Afonsinho e Gérson; Zequinha (Humberto), Roberto, Jairzinho e Lula.

O Tricampeonato veio em 1970.

O Botafogo estreou em 03 de fevereiro, vencendo a Seleção da União Soviética  por 1×0, atuando com Cao, Moreira, Moisés, Leônidas e Valtencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha, Roberto, Humberto (Ferreti) e Paulo Cezar. O gol alvinegro foi assinalado por Roberto aos 45 minutos.

A segunda e última partida foi disputada em 06 de fevereiro contra o Spartak Trnava, base da Seleção da Tchecoslováquia, que jogaria em seguida a Copa do Mundo de 1970, no México.

O BOTAFOGO CAMPEÃO É DESTAQUE NA IMPRENSA LOCAL

O Glorioso da Estrela Solitária venceu por 2×1 e jogou com: Cao Moreira, Moisés, Leônidas e Botinha; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Ferreti), Roberto, Humberto e Paulo Cezar. Os tchecos abriram a contagem aos 16 minutos, mas de virada, Paulo Cezar, aos 13 minutos e Humberto aos 40 minutos, ambos no segundo tempo, decretaram a vitória do Botafogo.

Durante muito tempo, os botafoguenses Tulio Rossoni Prando e Álex Ramos, pesquisaram acerca das características dos troféus da Pequeña Copa do Mundo de Caracas, sendo que Álex Ramos, engenheiro, desenhou cada um dos exemplares e acompanhou no dia a dia a confecção dos mesmos.

A eles o agradecimento do Botafogo e o meu, em especial, já que colaboraram de maneira decisiva para que o nosso amado Botafogo pudesse ter no seu Centro de Memória troféus tão bonitos e representativos, ajudando-me a cumprir a promessa de providenciar a confecção, que representou  o encerramento da minha atuação na revitalização do Centro de Memória do Botafogo de Futebol e Regatas.

              Grande Benemérito e Historiador do Botafogo de Futebol e Regatas.

LIVE ESPECIAL SOBRE O TRI MUNDIAL COM O BENEMÉRITO LUIZ FELIPE CARNEIRO

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente Luiz Felipe devemos honrar aqueles que muito fizeram pelo nosso querido Botafogo. Excelente materia. Saudações alvinegras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui