Raio-X dos reforços: das 12 contratações do Botafogo para 2020, apenas três são titulares

0
652

Ao todo, o Botafogo contratou um time inteiro para a temporada de 2020. Mas dos 12 jogadores que a diretoria acertou para o ano, apenas três chegaram até aqui com o status de titular: Honda, Bruno Nazário e Pedro Raul. O Alvinegro, aliás, não conta mais com 12 reforços no elenco, já que devolveu o volante Thiaguinho ao Corinthians.

Barrandeguy

O uruguaio chegou para disputar posição com Fernando na lateral direita, já que Marcinho teve que operar o joelho direito e só volta ao Botafogo no segundo semestre. E é isso mesmo que tem acontecido. Alternando atuações boas e ruins, o uruguaio reveza com Fernando – e até Marcelo chegou a atuar improvisado na lateral – a parte direita da defesa alvinegra. Até a paralisação do futebol por causa do coronavírus, Paulo Autuori não parecia ter chegado a uma conclusão sobre quem escalar.

Bruno Nazário

Indiscutível camisa 10 do Botafogo, o meia tem sido uma das principais peças do Alvinegro neste início de temporada. Com Autuori, Nazário não sai do time mesmo para a entrada de outros jogadores: como foi com Honda e Gabriel Cortez. Na estreia de ambos, contra Bangu e Boavista, respectivamente, o meia emprestado pelo Hoffenheim atuou mais aberto pela direita. Artilheiro do time na temporada e presente em todas as partidas do time titular, é um dos atletas mais queridos pela torcida no momento.

Danilo Barcelos

Pedido por Alberto Valentim à diretoria, Danilo Barcelos tem como ponto forte a bola parada e chegou a mostrar perigo com ela justamente na partida que gerou a demissão do treinador. Diante do Fluminense, acertou o travessão em uma cobrança de falta. Agora, Danilo disputa com Guilherme Santos a posição titular na lateral esquerda. Ao que tudo indica, Autuori ainda não tem certeza da formação ideal.

Gabriel Cortez

O equatoriano é um dos seis estrangeiros no elenco do Botafogo, mas ainda não teve muitas chances. “Loco” Cortez estreou contra o Boavista e foi substituído na única partida em que começou como titular. Contra Flamengo e Paraná, o camisa 13 somou cerca de 40 minutos em campo e pouco conseguiu fazer. Apesar disso, a expectativa da comissão técnica e diretoria ainda é de que o meia conseguirá corresponder às expectativas.

Guilherme Santos

Apresentado junto com Ruan Renato, Guilherme chegou para a vaga de Gilson e na briga pela titularidade da lateral esquerda com Lucas Barros até então. O reforço começou como titular, mas logo veio Danilo Barcelos – anunciado quando o time estava em Domingos Martins – para disputar a posição. Com um perfil mais experiente do que a maioria dos demais contratados, o lateral de 32 anos alterna bons e maus momentos (principalmente na defesa) e não tem lugar garantido no time titular.

Honda

De longe a principal contratação do Botafogo para a temporada, Keisuke Honda só conseguiu fazer um jogo antes da paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. Previsto para estrear contra o Paraná, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o japonês ficou gripado, desfalcou o Alvinegro e só atuou na partida seguinte, contra o Bangu. Apesar do empate em 1 a 1, o camisa 4 mostrou bom futebol e categoria ao marcar o gol alvinegro de pênalti. Agora, fica na expectativa de poder jogar com a torcida presente, já que o duelo com o Bangu foi com portões fechados.

Lecaros

O franzino atacante peruano ainda não teve chance em jogos oficiais pelo Botafogo. Com 20 anos, o jovem jogador esteve em campo apenas no segundo tempo do amistoso contra o Vitória-ES, em Cariacica. Como no Brasil um time só pode ter até cinco estrangeiros relacionados para uma partida, o peruano tende a ficar de fora. Desde que chegou, ele vinha ganhando massa muscular no clube. A ver como será a continuação da temporada do jogador.

Luiz Otávio

Sósia de Cícero, o também volante foi apresentado em Domingos Martins, mas não agradou no início. Luiz Otávio foi o único reforço de 2020 a participar dos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca, quando o Botafogo atuou com o time reserva e foi derrotado por Volta Redonda e Madureira. Depois disso, só entrou nos minutos finais da partida contra o Paraná para preencher o meio-campo alvinegro, que era pressionado pelo time visitante na Copa do Brasil.

Pedro Raul

O atacante tem tudo para ser o centroavante que a torcida tanto sentiu falta em 2019. Com três gols em sete jogos, Pedro Raul também é um dos queridinhos dos alvinegros nesta temporada. Porém, tem sofrido com dores musculares, principalmente na coxa, que já o tirou de três partidas neste ano. Apesar disso, o centroavante já mostrou poder de decisão, como foi diante do Caxias, pela primeira fase da Copa do Brasil, em que marcou o gol que deu a classificação para o Botafogo.

Ruan Renato

O zagueiro – que atuou no Figueirense em 2019 – teve apenas duas oportunidades como titular nesta temporada e saiu uma vez do banco para substituir o machucado Marcelo Benevenuto contra o Bangu. Depois de começar em campo contra Náutico e Boavista, Ruan perdeu a posição para Kanu. Enquanto Marcelo é titular absoluto, a companhia de zaga ainda está aberta e também tem a possibilidade de Carli aparecer por ali.

Thiaguinho

Emprestado pelo Corinthians, o volante foi apresentado em Domingos Martins, jogou sete vezes pelo Botafogo e, para surpresa do próprio jogador, foi devolvido ao time paulista. Pelo Botafogo, entrou em campo em cinco oportunidades no Campeonato Carioca e duas pela Copa do Brasil. Não vai deixar muitas saudades na torcida.

Warley

Vindo do Santa Cruz, o polivalente Warley é mais um dos que ainda não se firmaram com a camisa do Botafogo em 2020. Ante da paralisação por causa do coronavírus, o lateral/ponta vinha tendo chances esporádicas tanto com Alberto Valentim, quanto com Paulo Autuori. Porém, não chegou a ganhar a posição em nenhuma das duas funções. Até agora foram apenas duas partidas e nenhum gol – titular na derrota para o Fluminense por 3 a 0 e entrando ao 35 do segundo tempo contra o Náutico, pela Copa do Brasil.

Fonte: GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui