Site cita futuro patrocinador do Botafogo como um dos mais relevantes do futebol dos últimos anos

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O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, e, por isso, para as marcas essa é uma ótima maneira de ganhar exposição através de patrocínios. Além disso, para as equipes esse tipo de parceria é fundamental para que elas invistam em novos jogadores, em marketing, etc.

Por isso, confira neste artigo mais informações sobre alguns dos patrocínios mais relevantes no futebol nos últimos anos, e como isso é benéfico para as equipes.Foto: PixabayFoto: Pixabay

Quais são os patrocínios mais relevantes do futebol dos últimos anos?

Um dos grandes desafios das marcas é encontrar maneiras de atingir as pessoas de forma a transformar o desejo de consumo desses indivíduos em ação, e que assim eles adquiram os seus produtos ou serviços. Por isso muitas delas optam pelos patrocínios das equipes de futebol, e atualmente é cada vez maior o número de empresas que tem tido sucesso com esse tipo de abordagem.

Empresas do ramo financeiro e tecnológico são algumas das preferidas entre os times para patrocínios, já que devido ao sucesso que tem feito elas tem a possibilidade de fazer maiores investimentos nas equipes. Não é à toa que esses dois ramos são os mais bem colocados no índice de ações SP500 (Standar&Poor’s 500), que é composto pelas maiores companhias dos Estados Unidos presentes na Bolsa de Valores de Nova York e um indicador importante da situação econômica americana e mundial. O time do São Paulo, por exemplo, renovou recentemente um contrato de patrocínio com o Banco Inter, cuja parceria consiste na realização de sorteios, exposição na camisa, criação de uma conta digital com vantagens para torcedores, etc. No ramo tecnológico, a empresa QVE Brasil, que é da área da saúde e tecnologia, patrocina o Botafogo e terá um espaço na camisa do clube até o mês de fevereiro de 2021. Ela pretende realizar promoções exclusivas para os torcedores desta equipe, além de ações especiais para envolver ainda mais os apaixonados por esse time.

Também podemos mencionar companhias de outros ramos que tem patrocinado o futebol brasileiro. Recentemente foi anunciada a parceria entre a Red Bull, grande empresa a nível mundial que fabrica energéticos e o time do Bragantino, que acabou incluindo a marca no seu próprio nome, e se transformou em Red Bull Bragantino em 2020. O investimento dela foi essencial para que a equipe fosse campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol neste ano. Outros exemplos de times que recentemente anunciaram patrocínios foram o Santos, que fez parceria com a Tekbond, marca de adesivos que ficará estampada na camisa dessa equipe de futebol, e o Flamengo, parceiro agora do plano de saúde Union Life, que terá a sua marca estampada no calção do uniforme do clube.Foto: PixabayFoto: Pixabay

O que uma empresa deve verificar antes de patrocinar uma equipe de futebol e quais são as vantagens para as marcas e times?

Para que uma marca opte por essa estratégia de marketing, ela deverá verificar o valor que isso vai agregar para a sua imagem. Afinal, apesar de ser uma forma muito vantajosa de obter exposição, especialmente através das transmissões dos jogos nos meios de comunicação, é importante que a empresa saiba se a parceria não irá gerar antipatia por parte dos torcedores rivais, caso esses façam parte do seu público-alvo.

Uma marca que deseje associar o seu nome à um time de futebol também deve verificar o perfil do seu público alvo e se existe uma conexão com este esporte, além de ser importante avaliar cuidadosamente o contrato e o retorno previsto, tanto com relação aos lucros, quanto a visibilidade.

Além do benefício do aumento da exposição de uma marca que a aliança com um time de futebol traz, também é importante mencionar que os torcedores da equipe podem vir a desenvolver um carinho especial por empresas associadas aos seus times. Para um time de futebol, as vantagens são a obtenção de investimento para, por exemplo, a contratação de novos jogadores e o impulso que isso pode representar para times menores, que com o dinheiro podem adquirir uma maior capacidade competitiva contra equipes grandes e mais bem estruturadas.

As empresas têm, portanto, optado cada vez mais pelos patrocínios de times de futebol diante dos exemplos de sucesso que tem sido noticiados nos últimos anos. No entanto, cada parceria dependerá do perfil das marcas e da equipe, e se isso será benéfico para ambos.

Fonte: Futebol Interior

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